
Minicursos
Foto: Janaina Christina
MC01 - Diálogos entre fontes e constituição do projeto de pesquisa
11/11, das 14h às 18h, na Sala 01 do Walter Félix II
12, 13 e 14/11, das 08h às 12h, na Sala 01 do Jorge Kalume
Objetivos:
-
Entender o passo-a-passo da elaboração do projeto de pesquisa em História, constituído a partir dos eixos temático: “Gênero e História do corpo”, “Fronteiras, Culturas, Religiões, Identidades e territorialidades”, “História, Educação e Representações”.
-
O documento escrito e não escrito e o uso do documento/testemunho na elaboração do projeto de pesquisa.
-
Método/metodologia de investigação do Historiador.
-
Estruturar o banco de dados temático e conceitual para o desenvolvimento da pesquisa.
Ministrantes:
-
Profa Dra Geórigia Pereira Lima
-
Profa Emilly Nayra Soares Albuquerque
Currículo resumindo:
Geórgia Pereira Lima: Doutora em História Social (USP), Mestre em História (UFPE), Professora titular da Universidade Federal do Acre (UFAC), Coordenadora do Curso de Bacharelado em História e do Programa PIBID/UFAC, Integrante do Núcleo de Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Bacharelado e Licenciatura e Membro da equipe LIFE/UFAC/CAPES.
Emilly Nayra Soares Albuquerque: Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI/UFAC), Professora Substituta da área de História, com atuação nas disciplinas: Seminário de Pesquisa, Pesquisa Histórica, Documentação Arquivista e Monografia.

_edited.jpg)
MC02 - Procurando abrigo na caixa de Pandora: segurança, controle e medo em cenas urbanas brasileiras
11/11, das 14h às 18h, na Sala 02 do Walter Félix II
12, 13 e 14/11, das 08h às 12h, na Sala 02 do Jorge Kalume
Objetivos:
-
Problematizar e discutir aspectos relativos às práticas de exclusão social em espaços urbanos do Brasil; analisar formas de atualização de modos de banimento e segregação que terminam por legitimar a exploração humana; evidenciar as relações entre economia, violência e a promessa de segurança mediada pela perda das liberdades; apontar possibilidades de questionamento e superação das referidas práticas.
Ministrantes:
-
Prof Me Armstrong da Silva Santos
Currículo resumindo:
Armstrong da Silva Santos: Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Acre, mestre em Letras: linguagem e identidade (UFAC) e docente da área de História nesta mesma IFES.

MC03 - Culturas e experiências humanas na história social: nas obras de historiadores ingleses e do Acre
11/11, das 14h às 18h, na Sala 03 do Walter Félix II
12, 13 e 14/11, das 08h às 12h, na Sala 03 do Jorge Kalume
Objetivos:
-
Identificar as culturas e experiências humanas na história social a partir de obras de historiadores ingleses e acreanos;
-
Mostrar as experiências de sujeitos sociais através de entrevistas gravadas;
-
Expor as experiências sociais que tiveram os nossos discentes ao longo da BR – 364 de Sena Madureira a Cruzeiro do Sul.
Ministrantes:
-
Prof Dr Carlos Alberto Alves de Souza; e
-
Prof Me Euzébio de Oliveira Monte
Currículo resumido:
Carlos Alberto Alves de Souza graduou-se em História pela Universidade Federal do Acre (UFAC); doutorou-se pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC / SP); é professor no Curso de Licenciatura em História da UFAC; é membro da Academia acreana de letras e escreveu os livros: História do acre; Aquirianas e Trópicos Rebeldes, entre outros.
Euzébio de Oliveira Monte é graduado em História pela Universidade Federal do Acre (UFAC); tem especialização em História da Amazônia pela Universidade Federal do Acre; é Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
_edited.jpg)

MC04 - Heavy Metal, política, literatura e sociedade: diálogos contemporâneos
11/11, das 14h às 18h, na Sala 04 do Walter Félix II
12, 13 e 14/11, das 08h às 12h, na Sala 04 do Jorge Kalume
Objetivos:
-
Oportunizar aos inscritos a condição de relacionar a cultura de massas, representada pela música e estilos do Heavy Metal, com as diversas conjunturas políticas mundiais abordadas em músicas e letras selecionadas.
Ministrantes:
-
Prof Dr Wlisses James de Farias Silva
Colaboradores:
-
Edinaira Ferreira da Silva
-
Victor Hugo da Cruz
Currículo resumido:
Wlisses James de Farias Silva Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é professor de treceiro grau da Universidade Federal do Acre

MC05 - Reflexões sobre Os sete saberes necessários à educação do futuro de Edgar Morin
11/11, das 14h às 18h, no Lab. de informática do LIFE
12, 13 e 14/11, das 08h às 12h, no Lab. de Informática do LIFE
Objetivos:
-
Problematizar o papel da escola e do professor na atualidade;
-
Mapear as categorias trabalhadas por Morin (2011), na obra “Os sete saberes necessários à educação do futuro”;
-
Identificar as demandas sociais pela educação escolar e seus diálogos com a cultura e o desenvolvimento do gênero humano; e
-
Analisar as possibilidades de uma educação transformadora para as novas gerações, que se baseie no processo criativo, reflexivo, solidário e democrático.
Ministrantes:
-
Prof Dr José Dourado de Souza; e
-
Prof Maria José Nascimento Correia
Currículo resumido:
José Dourado de Souza é professor Associado da Universidade Federal do Acre, lotado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Acre (UFAC - 1982); Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (UFAC - 1988); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 1999); e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 2011).
Maria José Nascimento Correia é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (PPGE-UFAC). Licenciada em História pela Universidade Federal do Acre (UFAC - 2017). Foi professora substituta da área de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – (CFCH), da Universidade Federal do Acre (UFAC – de 2017 a 2019).
_edited.jpg)

MC06 - O onírico em sala de aula e as representações imagéticas
11/11, das 14h às 18h, na Sala ambiente de Jornalismo
12, 13 e 14/11, das 08h às 12h, na Sala ambiente de Jornalismo
Objetivos:
Como usar o cinema em sala de aula. Aparentemente trata-se de algo simples: basta exibir um filme em sala de aula como ilustração de um determinado conteúdo ou para estimular o debate acerca de um tema. Contudo, além das aparências, o uso do cinema nas aulas não é algo tão banal assim. O próprio conceito de cinema é muito controverso, polêmico e polissêmico. Cinema não é apenas a exibição de um filme em uma sala escura. Esta definição é boa, mas não é suficiente. Cinema é uma arte que lutou para ser reconhecida no seleto grupo das Belas-Artes, e em seus primórdios não foi concebida como instrumento didático. Este minicurso irá abordar essas dimensões do universo cinematográfico e as possibilidades de trabalhar o cinema, dito comercial, seja ficção ou documentário, em sala de aula ou em ambiente escolar. Vale destacar que o cinema era originalmente produzido em “película”, mas atualmente tem se multiplicado os formatos de sua produção que podem incluir o VHS (em desuso), DVD, Blu-Ray, MP4 e atualmente, plataformas de Streaming etc. Portanto, o cinema se expandiu além das salas escuras que continuam sendo o espaço privilegiado de sua exibição, e os filmes são exibidos hoje nas mais diversas plataformas, tais como: TV aberta, TV a cabo, plataformas de Streaming (Youtube, Netflix, Amazon Prime, HBO GO, Disney+, Globoplay, Looke, Now [Net], Google Play, etc.) o que, diga-se, tem permitido o seu uso no ambiente escolar com maior agilidade, bastando possuir uma TV, um videocassete (atualmente, em desuso), um aparelho de DVD, um projetor de imagens (Datashow), um personal computer (PC) ou um Notebook e uma boa conexão de internet. Neste sentido, usar o cinema em sala de aula em seus variados formatos é possibilitar a integração escola-cultura cinematográfica por meio das mais diversificadas estéticas por essa arte produzida na qual se manifestam os inumeráveis modos de vida, valores sociais e formas ideológicas.
Ministrantes:
-
Prof Dr Hélio Moreira da Costa Júnior
Currículo resumido:
Hélio Moreira da Costa Junior é professor da Universidade Federal do Acre (UFAC), obteve o título de doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2015) defendendo a Tese intitulada: O onírico desacorrentado: o movimento cineclubista brasileiro (do engajamento estético à resistência política nos anos de chumbo – 1928 - 1988) sob orientação do Prof. Dr. Marcos Silva. Possui mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) com a dissertação Acrea(anos) de cinema: uma história quadro-a-quadro de jovens cineastas acreanos (1972 - 1982), a partir da orientação do Prof. Dr. Carlos Alberto Alves de Souza e graduação em História pela Universidade Federal do Acre (1998). Atualmente é Professor Classe Associado. Tem experiência nas áreas de História Medieval, História Econômica, História Oral, História e História da Cultura, História do Cinema. Atualmente ministra aulas de Teoria da História e é líder do Grupo de Pesquisa Norte da História: História, Cultura, Sociedade e Ensino.
_edited.jpg)
MC07 - História entre falas e verdades
11/11, das 14h às 18h, na Sala de reuniões do Bach. em História
12, 13 e 14/11, das 08h às 12h, na Sala de reuniões do Bach. em História
Objetivos:
-
Elaborar uma leitura crítica ao pós-modernismo historiográfico.
-
Compreender os embates teóricos motivados pelo pós-modernismo;
-
Elaborar uma proposta teórica em debate com essa corrente teórica;
-
Demonstrar o uso desse referencial teórico em estudos sobre as populações amazônicas.
Ministrantes:
-
Prof Dr Daniel da Silva Klein
Currículo resumido:
Daniel da Silva Klein é graduado em História (Ufac, 2006); Mestre em Letras (Ufac, 2010); Doutor em História Social (USP, 2013). Docente de História da UFAC (Desde 2009).

MC08 - Fundamentos de História Econômica
11/11, das 14h às 18h, na Sala ambiente do Walter Félix
12, 13 e 14/11, das 08h às 12h, no Auditório Adriana Santelly (Centro de Convenções)
Objetivos:
-
Debater com os participantes os conceitos elementares da História Econômica, sua gênese e
evolução até o que consideramos tempo presente, especialmente a vertente que emergiu do
processo de globalização
Ministrantes:
-
Prof Dr José Sávio da Costa Maia
Currículo resumido:
José Sávio da Costa Maia é Graduado em História pela UFAC, 1989; Mestre em História do Brasil pela UFPE, 2002 e; Doutor em História Pela UFRGS, 2009. É professor Associado do CFCH da UFAC, atuando nas áreas de História da América e História Econômica.


De 11 a 14 de Novembro de 2019, Ufac Campus Rio Branco